8 dicas para viajar com tranquilidade
Por: Reduto - 15 de Outubro de 2024
Não são raras as vezes em que durante nossas férias nos pegamos pensando se nossa casa está segura. Por isso, inclua essas dicas para que você possa desfrutar plenamente de seu merecido descanso.
Se voê já está com tudo planejado para o roteiro das suas férias, agora é o momento de pensar um pouco mais na segurança da casa enquanto você viaja. Antes de você fechar as malas, reunir a família e embarcar para o destino que você sonhou execute essas rápidas dicas para sua segurança.
Vale lembrar que risco de deixar o lar desprotegido nas férias não é pequeno, especialmente nos meses de dezembro e janeiro onde o número de assalto à residências aumenta em até 30%. No estado de São Paulo, por exemplo, de acordo com a Secretaria da Segurança, os assaltos a residências corresponderam a 2,5% do total de roubos de janeiro a outubro de 2017.
Divulgue o mínimo sua viagem
Em tempos de redes sociais é uma grande tentação mostrar todos os nossos passos. Mas lembre-se podem haver pessoas monitorando todos os nossos passos, e de nossos familiares, nas redes sociais. Por isso, evite ao máximo divulgar antes e durante as férias a sua localização e os seus planos futuros. Quanto menos informação você divulgar melhor. Seja muito calteloso e oriente todos os familiares a girem dessa maneira.
Tranque todas as entradas
Parece um tanto óbvio essa dica, mas verifique se você realmente fechou todas as entradas da casa. Além disso, é de grande valia você trancar todos os cômodos da casa para dificultar ainda mais o acesso. Lembre-se também de sempre que possível trancar armários e gavetas.
Apague as luzes
Pode paracer que ajude a simular que tem pessoas em casa deixar as luzes ligadas. Contudo, é exatamente o oposto. Os oportunistas perceberão e este será mais um chamariz para eventuais tentativas de furto.
Invista em segurança extra
Instalar sistemas de monitoramento e alarme além de proteger seu patrimônio ainda lhe deixarão mais tranquilo para aproveitar a sua viagem. Além dos equipamentos, as empresas prestam serviços de auxílio em caso de invasões tomando todas as providências caso isso ocorra durante sua viagem.
Suspenda as entregas durante sua viagem
Seja a entrega de periódicos como revistas e jornais ou mesmo compras feitas pela internet evite que as mesmas cheguem durante o seu período de viagem. A observação destes serviços também chama a atenção dos criminosos. Você pode suspender temporáriamente a entrega desses serviços ou mesmo cancelar sua compra ou reprogramar a entrega junto ao fornecedor.
Vizinho parceiro
Uma parceria importante é dos seus vizinhos. Por melhor que os monitoramentos sejam nada substituirá a presença humana. Então tenha o contato direto e estimule que seus vizinhos lhe alertem de situações fora da normalidade em sua casa ou em áreas próximas e comuns. Lembre-se que está é uma parceria e que ele também vai querer que você fique atento para alertá-lo caso você também perceba algo estranho.
Contrate alguém para cuidar da casa
Você pode contratar alguém para cuidar da área externa da sua residência de maneira a não levantar nenhuma suspeita. E se você tiver pets e eles não forem lhe acompanhar na viagem, é importante que eles tenham esse acompanhamento.
Tire da tomada
Você já deve estar ciente que deve tirar da tomada os eletrodomésticos para evitar qualquer dano ou mesmo para economizar energia. Mas além disso, é importante você também desenergizar o portão de garagem para evitar que ele seja aberto com um controle universal.
Agora peque todas essas dicas, ponha em prática e viaje com tranquilidade e APROVEITE!!!